Processo de criação em malabarismo
Compartilho aqui, em forma de documentação, o processo de investigação em malabarismo que comecei a desenvolver este ano. Registros em vídeo, fotografias, desenhos, rascunhos… documentações das relações possíveis entre bolas e canos.
1° dia de criação
Levantamento de materias.
Neste primeiro dia, optei por explorar a relação entre os objetos a patir do princípio de utilizar os canos enquanto ‘suporte’ para as bolas, principalmente através da criação de estruturas para realizar o ‘shower’, um dos mais conhecidos padrões do malabarismo. Esse padrão estruturou minha primeira relação com os canos, quando essa pesquisa ainda não era uma ideia, então decidi começar por aí.
Achei que as diferentes estruturas de canos criaram imagens interessantes e que a construção e reconstrução dessas estruturas, variando seus tamanhos e formatos, pode ser um caminho interessante de investigação.
2° dia de criação
Compartilho abaixo o registro do segundo dia de investigação em estúdio, também pensado para levantamento de materiais
Tenho me interessado pela possibilidade de criação de um cenário interativo, aproveitando das potencialidades visuais que os canos proporcionam. Os objetos, que em princípio eram ferramentas para interação com as bolas, começam a ganhar o status de objetos malabarísticos. Nasce aqui um manipulador de canos?
Os vídeos compartilhados são registros do processo de criação, vídeos crus, captados durante a descoberta de caminhos de investigação. Tenho a tendência de apenas compartilhar processos ‘acabados’, produtos que já trazem consigo uma ideia de consumo, de ítem a ser consumido e (se tudo der certo) apreciado. Porquê não compartilhar registros, acontecimentos enquanto acontecem? Processos inacabados ou que só existiram por um momento?
Caminhos
Algo que com certeza me interessa é a criação de caminhos com os canos. Sempre gostei e me diverti assistindo vídeos de pessoas que montam essas super estruturas onde o movimento de um objeto acarreta toda uma sequência de acontecimentos. Um bom exemplo são os caminhos com peças de dominó enfileiradas, onde uma peça cai e vai derrubando todas as outras.
Pretendo, durante este processo de investigação, encontrar formas de montar essas estruturas em cena, fazendo do cenário um meio de interação.
Residência no CAMPUS
O projeto realizou uma residência autónoma de criação no CAMPUS Paulo Cunha e Silva, espaço de residências da Câmara Municipal do Porto. Com duração de duas semanas, o processo teve como objetivo principal a estruturação da primeira apresentação pública do projeto, intitulada ‘Malabarismo in vitro”. A performance fará parte das atividades do ‘montra – Mostra de Arte Contemporânea de Vila do Conde’ e do ‘FIS – Festival de Artes Performativas a Solo’.
Abaixo encontram-se algumas fotos do processo criativo, feitas pelo fotógrafo e artista visual Pedro Ícaro.
Malabarismo in vitro
O projeto CANOS realizou, no dia 26 de outubro, sua primeira apresentação pública. Uma performance de aproximadamente 22 minutos apresentada no Mercado Municipal de Vila do Conde, como parte das atividades do montra – Mostra de Arte Contemporânea e em parceria com o FIS – Festival de Artes Performativas a Solo.
A apresentação foi uma etapa importante para esse início do processo criativo, pois pude organizar o material desenvolvido até então e testar a proposta artística do projeto com o público.
Durante a criação da performance, a proposta dramatúrgica do trabalho foi solidificada, e decidi por investir na construção de uma estética fabril/industrial para o espetáculo. Essa proposta será explorada nas próximas etapas do trabalho e circunscreverá o desenvolvimento do processo de investigação.
Malabarismo maquínico
Hoje aproveitei um dia de estúdio para deixar-me influenciar pela proposta dramatúrgica do projeto, trabalhando com a criação de movimentos maquínicos, mecânicos e repetitivos.
O vídeo a seguir é um registro de parte do material descoberto e trabalhado.
Referências imagéticas
Compartilho algumas referências que tenho encontrado e estão me ajudando na construção da identidade imagética do trabalho (cor, cenário, figurino, iluminação, etc).
Palavras-chave: indústria; fábrica; oficina; canos; manufatura; linha de montagem.