Biografia

Uatumã Fattori de Azevedo é brasileiro e reside na cidade do Porto, Portugal. Possui Graduação e Mestrado em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), é artista circense formado pela Escola Nacional de Circo do Brasil (ENC-Funarte), com especialização em malabarismo contemporâneo e acrobacias de solo, e cursou a Formação Avançada em Interpretação e Criação Coreográfica (Instável Centro Coreográfico). Tem especial interesse em processos de criação e investigação nas áreas de dança contemporânea e circo contemporâneo. Atualmente desenvolve o projeto “CHÃO”, espetáculo de malabarismo em parceria com Leonardo Calvino, Teresa Santos e Dídac Gilabert, com apoio da Companhia Erva Daninha, CAMPUS Paulo Cunha e Silva, fAUNA – Habitat de Criação e DGArtes.

Formação

FAICC – Formação Avançada em Interpretação e Criação Coreográfica
2022 | Instável Centro Coreográfico | Porto, Portugal.

Arte Circense
2019 – 2022 | Escola Nacional de Circo do Brasil/Instituto Federal do Rio de Janeiro | Rio de Janeiro, Brasil.

Mestrado em Ciência Política
2016 – 2018 | Universidade Estadual de Campinas – Unicamp | Campinas, Brasil.

Licenciatura em Sociologia
2011 – 2015 | Universidade Estadual de Campinas – Unicamp | Campinas, Brasil.

Bacharelado em Ciência Política
2011 – 2014 | Universidade Estadual de Campinas – Unicamp | Campinas, Brasil.

Formação complementar:

Formação em Esquizoanálise
2024 – Atual | Escola Nômade de Filosofia | São Paulo, Brasil.

KINO-DOC Curso de Documentário
2022 – 2023 | Núcleo de cinema documental KINO-DOC | Lisboa, Portugal.

Experiência profissional

INTÉRPRETE-CRIADOR – ‘CHÃO’ (Atual)
Espetáculo de malabarismo contemporâneo, em co-criação com Leonardo Calvino. O trabalho encontra-se em processo de criação e tem apoio da Companhia Erva Daninha (Ensaios de Circo), CAMPUS Paulo Cunha e Silva (Residência Artística), fAUNA (Habitat de Criação) e DGArtes.

INTÉRPRETE-CRIADOR – ‘Desencontro’ (2023)
Espetáculo de dança contemporânea co-criado com Isabela Berto Tescarollo. Coprodução: Instável – Centro Coreográfico, Teatro Municipal do Porto. Apoio: Teatro Municipal do Porto, Centro Nacional da Cultura, Instituto Português do Desporto e da Juventude, Instável – Centro Coreográfico. Estreia: 29 de setembro de 2023, no Teatro Municipal do Porto.

INTÉRPRETE – ’Barricada’ (junho 2023)
Performance de dança contemporânea dirigida por Marcelo Evelin e apresentada no Serralves em Festas 2023. Porto, Portugal.

INTÉRPRETE-CRIADOR – ‘Na curva da linha’ (novembro 2022)
Performance co-criada com Isabela Berto Tescarollo para o 5º Aniversário da Casa da Arquitectura (Matosinhos-PT). Produção: Instável Centro Coreográfico..

INTÉRPRETE-CRIADOR – ‘Travessia’ (maio 2022)
Performance em site specific co-criada com Isabela Berto Tescarollo e apresentada no programa Percursos pela Arquitetura, na Faculdade de Arquitetura do Porto, Portugal.

INTÉRPRETE – ‘Vastidão’ (abril 2022)
Espetáculo de dança contemporânea dirigido por Gustavo Ciríaco e apresentado no Parque Serralves, como parte das atividades do Festival Dias de Dança (DDD), em Porto, Portugal.

EDUCADOR – ‘Ferramentas de criação para malabaristas’ (2021-2022)
Financiado com recursos da Secretaria Especial de Cultura do Governo do Estado de São Paulo, o projeto teve como objetivo a realização de aulas voltadas ao compartilhamento de ferramentas de criação e investigação na área de manipulação de objetos.

INTÉRPRETE-CRIADOR – ‘Parado em Movimento’ (2021)
Performance artística que reúne técnicas de dança, acrobacias e malabarismo, apresentado na Escola Nacional de Circo (Rio de Janeiro-RJ) e no Festival de Circo de São Paulo (São Paulo-SP).

INTERPRETE – ‘Cabaré do fim do Mundo’ e ‘Pandega Invasão’ (2019)
Espetáculos de circo contemporâneo dirigido por Helena Figueira, com produção da Companhia Suno (Campinas-SP) e apresentado no Sesc Jundiaí e Fecomércio Jundiaí, respectivamente.

INTÉRPRETE-CRIADOR – ‘Branco, Neutro’ (2018)
Proposta artística de malabarismo contemporâneo apresentada na Convenção Paulista de Malabarismo e Circo (Piracaia-SP), Retiro Malabarístico (Bom Jesus dos Perdões-SP) e Cabaré 3ª Terça (Campinas-SP).

PRODUÇÃO – ‘Cabaré 3ª Terça’ (2017-2019)
Evento artístico realizado mensalmente na Universidade Estadual de Campinas, como atividade do Encontro Campineiro de Malabarismo e Circo. O evento teve mais de 30 edições e contou com a participação de dezenas de artistas locais, nacionais e internacionais.